Noticias

Cidades da região sul e sudeste fazem aniversário

10/05/2016, 12:22

Tamanho da fonte: A- A+
Mixto-MT afirma que Remo ofereceu R$ 600 mil (Foto: Reprodução/Mixtonet.com)

Oito municípios da região sul e sudeste do Pará estão comemorando aniversário nesta terça-feira (10). Bom Jesus do Tocantins, Tucumã, Curionópolis, Dom Eliseu, Ourilândia do Norte, Parauapebas, São Geraldo do Araguaia e Santa Maria das Barreiras, festejam a emancipação política de seus municípios que acontece em 10 de maio.

Parauapebas: criada para alojar trabalhadores

Apesar de existir oficialmente há 54 anos, a emancipação de Bom Jesus do Tocantins se deu em 10 de maio de 1988 e o município vai realizar uma extensa programação para comemorar os seus 28 anos.

São Geraldo do Araguaia: um filho da terra homenageado

Tucumã também conhecida como Terra do Cacau, foi criado pela Lei nº 5.455, de 10 de maio de 1988, estatuída pela Assembleia Legislativa do estado e sancionada pelo governador Hélio Gueiros, com área desmembrada do município de São Félix do Xingu. Em 15 de novembro de 1989 foram realizadas as eleições gerais municipais com instalação da prefeitura e câmara dos vereadores em 1º de janeiro de 1990. O município também completa 28 anos.

Festa em Santa Maria das Barreiras

Curionópolis também se valeu da Lei nº 5.455, de 10 de maio de 1988, para ter sua emancipação de Marabá. O declínio do ouro e o ostracismo econômico experimentado a partir de 1985, levou Curionópolis a se organizar no intuito de emancipar-sem em relação a Marabá. A associação de moradores da vila, com o apoio da cooperativa de garimpeiros e de figuras locais influentes como o major Curió, conseguiram pleitear a realização de um plebiscito. O escrutínio mostrou um resultado superior a 90% de aprovação pela emancipação, número que viabilizou a emancipação local.

Com tal resultado, em 10 de maio de 1988, através da Lei Estadual nº 5.444, Curionópolis foi elevado à condição de município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989, com a posse do prefeito Salatiel Almeida, eleito em 15 de novembro de 1988.  Na data da instalação, a Vila de Curionópolis foi escolhida como sede, em detrimento da Vila dos Garimpeiros e da Vila de Eldorado, por ter melhor infraestrutura que as outras últimas.

O nome “Curionópolis” homenageia o major Sebastião Curió, cacique político local que dirigiu por muito tempo a então vila e atual cidade com pulso forte. Foi um dos responsáveis pela emancipação política do município. Entretanto há projetos para mudar o nome da cidade para “Serra Leste” ou “Cristalino.

Aviso importante: Leia sobre as condições de envio de comentários antes de comentar.


Comentários

Leia também os comentários abaixo:

Não existe comentário!

+ Notícias

17:29